sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Retrospectiva das Principais Notícias sobre Pinhão Manso em 2011

O ano de 2010 foi marcado por vários acontecimentos importantes que vão repercutir diretamente na viabilidade da cadeia produtiva do pinhão manso, dentre elas:
O pinhão manso foi eleito pelo como uma das principais matérias primas para alavancar a produção sustentável dos biocombustíveis de aviação.
  • Estudos do Painel Intergovernamental de Mudanças no Clima (Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que a aviação civil tem um papel fundamental na emissão de gases de efeito estufa, respondendo por aproximadamente 2% de todo o dióxido de carbono (CO2) produzido no planeta.
  • Aconteceu o II Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso onde foram apresentados vários avanços em pesquisa e melhoramento nos setores de cultivares, manejo, logística, processamento e destino. 
  •  Foi registrado a primeira cultivar híbrida de pinhão manso. A empresa americana de biotecnologia. SG Biofuels, especializada em pesquisa, desenvolvimento e melhoramento genético do pinhão manso, lançou a cultivar JMax 100. Cultivar de elite que promete alta produtividade por hectare em grão e óleo e resistência a determinadas pragas em reação às silvestres e reduzir os custos com manejo, propiciando 300% a mais de rentabilidade ao agricultor.
  • Foi criada a Associação Brasileira dos Biocombustíveis de Aviação - ABRABA acredita que a utilização de biocombustíveis sustentáveis produzidos a partir de  biomassas é fundamental para manter o crescimento da indústria de aviação em uma economia de baixa emissão de carbono (São Paulo 06 de maio/2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário