Os reguladores de crescimento é a grande promessa para aumentar a produtividade e contribuir para a viabilização econômica da cultura do pinhão manso.
Estudo revelam que a aplicação da Benziladenina - BA aumentou em 450% a produtividade em grãos da oleaginosa.
Existem no mercado vários tipos de reguladores de crescimento vegetais com aplicações diversas. Para estimular a floração e consequentemente promover o aumento da produtividade, a Benziladenina vem se destacando nos estudos por apresentar características favoráveis à melhoria do rendimento em grãos na cultura do pinhão manso, a saber:
- é um produto facilmente encontrado no mercado;
- de fácil aplicação;
- que apresenta boa resposta na planta;
- o volume aplicado apresenta bom rendimento por hectare; e
- seu preço de mercado é relativamente baixo.
Assim pesquisadores acreditam que a aplicação do BA na cultura do pinhão manso oferece excelente relação custo/benefício e permitirá alcançar altos rendimento com baixo custo.
Estudos estão sendo conduzidos por diversos institutos de pesquisas, no Brasil e no exterior, para consolidar os resultados; provar sua viabilidade; dominar o processo; e, por fim, transferir tecnologia para o campo.
Veja abaixo mais detalhes sobre os reguladores vegetais
As citocininas formam o grupo dos reguladores vegetais responsáveis pela divisão e diferenciação celular, além de participar no controle do desenvolvimento e envelhecimento ou senescência das plantas, na germinação de sementes de algumas espécies, na maturação dos cloroplastos (sede da fotossíntese e formação do amido), entre outros.
O nome citocininas foi dado ao grupo de substâncias com ação semelhante à cinetina, um regulador de crescimento oriundo da degradação do DNA em altas temperaturas, capaz de induzir a divisão celular.
A primeira citocinina natural a ser descoberta foi a zeatina, isolada a partir do endosperma de milho e é a citocinina mais abundante nas plantas.
A maioria das citocininas, utilizadas comercialmente, são sintéticas, sendo que as principais são a benziladenina (BA), também chamada de benzilaminopurina (BAP), e a tetrahidropiranilbenziladenina (PBA).
As citocininas são produzidas principalmente no meristema apical das raízes, mas também podem ser sintetizadas nas partes aéreas das plantas, folhas jovens, sementes e frutas em desenvolvimento, embora isto não esteja bem claro.
O transporte pode ocorrer via xilema e floema. A degradação é feita pela enzima citocinina oxidase.
Atualmente, as citocininas têm sido amplamente utilizadas no cultivo “in vitro” de plantas, com o objetivo de multiplicar o material propagativo. Dentre as citocininas mais usadas, a benzilaminopurina (BAP) é a que tem sido utilizada para a maioria das espécies, em concentrações que variam de 1,0 a 8mg L-1, dependendo da espécie e da cultivar utilizada.
Fonte: http://www.cpact.embrapa.br/publicacoes/download/livro/fruticultura_fundamentos_pratica/9.4.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário