segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Mega projeto de cultivo de pinhão-manso na Indonésia



A Jatenergy Limited é uma empresa sediada na Austrália e desenvolve negócios diversificados no setor de energia renovável (carvão e óleo bruto).
Na Indonésia firmou parceria com a PT Waterland Internacional para desenvolver cultivos de pinhão-manso para a produção de óleo bruto. Essas duas empresas criaram a PT Jatoil Waterland, empresa que dará sustentação aos seus projetos na Indonésia, sendo a Jaternergy Limited detentora de 70% do capital desta.
A Waterland Internacional é um consórcio holandês / indonésio que desenvolveu amplas operações em cultivo e produção de óleo bruto de pinhão-manso no centro de Java. O objetivo do negócio é abastecer os mercados europeus com matéria-prima para biocombustível. Ela já possuía 12.000 hectares de áreas plantadas e nos últimos 2 anos incorporou mais 60.000 hectares de pinhão-manso plantado. Ela gerencia uma operação integrada dentro da cadeia de valor do pinhão-manso que resulta numa série de fontes receitas inclui a colheita de grãos, a produção de óleo bruto e torta da semente e a geração de biofertilizantes.
Segundo informações das empresas envolvidas nesse projeto, Java Central é um local adequado para o cultivo de pinhão-manso por possuir grandes extensões de áreas de terras adequadas ao cultivo e que foram reservadas pelo governo indonésio, exclusivamente, para o desenvolvimento de projetos para a produção de energia sustentável. As áreas são compostas de terras marginais estrategicamente direcionadas pelo governo indonésio para estimular o desenvolvimento econômico através da criação de novas indústrias agrícolas. A criação objetiva reduzir a exploração ilegal das reservas florestais protegidas, decorrentes das dificuldades econômicas enfrentadas pelas  comunidades locais.
A PT Jatoil Waterland adquiriu cerca de 2.000 hectares de áreas plantadas de pinhão-manso com idade de plantio de 3 anos, no centro de Java e assinou acordo garantindo a compra de toda a produção para os próximos quatro anos. As colheitas dessas áreas iniciaram em julho de 2010 e o primeiro lote de 10 toneladas de grãos foram destinados à indústria de aviação. Em 2011 foram exportadas para a Europa 200 toneladas de óleo bruto, com destino ao setor de aviação e geração de energia. Para os próximos 12 a 18 meses estima-se que cerca de 700 toneladas de óleo bruto de pinhão-manso seja produzido. A Jatoil Waterland também tem planos de expandir sua plantação para 10 mil hectares de pinhão-manso cultivados em áreas de terras não utilizadas (marginais) em Java. Essas novas áreas serão cultivadas com novas linhagens de pinhão-manso mais produtivas desenvolvidas através de programas de melhoramento pela Jatenergy.
No projeto está envolvida também é uma empresa estatal da Indonésia, a Perum Perhutani, que controla essas faixas de terras destinados pelo governo. Mais de 1 milhão de hectares foram destinados pelo governo indonésio para o desenvolvimento de matérias-primas para produção de biocombustíveis sustentáveis.
A Jatoil é um negócio da Jatenergy de energias renováveis, com foco na produção de óleo bruto ou renovável. Para mais detalhes sobre a Jatoil consulte o site www.jatoil.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário