Pesquisas revelam que a aplicação das substâncias denominadas de Reguladores do Crescimento de Vegetal – RCV, faz aumentar significativamente a produção de sementes do pinhão manso em comparação a plantas que não receberam esse tratamento.
É o assunto que vamos tratar nesse post.
A aplicação do hormônio, estimulante do crescimento, chamado de benziladenina - BA no período de floração do pinhão manso aumentou expressivamente (450%) a quantidade de sementes por cada planta tratada em relação às não tratadas.
Esse resultado foi obtido por dois pesquisadores chineses, Bang-Zhen Pan e Zeng-Fu Xu, do Centro de Engenharia Molecular de Plantas da China (Laboratory of Molecular Breeding of Energy Plants/ Xishuangbanna Tropical Botanical Garden, Chinese Academy of Sciences).
Essa publicação científica é uma prova que o mundo inteiro está investindo pesado na domesticação do pinhão manso.
O Governo Chinês está investindo muitos recursos em pesquisa e desenvolvimento de matérias primas para a produção sustentável dos biocombustíveis, pois prevê que seu país, em processo acelerado de desenvolvimento econômico, demandará altas quantidades de biodiesel e bioquerosene para atender suas metas de redução dos gases de efeito estufa no setor dos transportes e geração de energia.
Explicação Simplificada do Experimento
Na natureza o cacho de flores do pinhão manso (denominada de inflorescência), é composto de flores masculinas e femininas. As femininas estão localizadas no centro da inflorescência (cacho) e aparecem antes das masculinas e, normalmente, cada cacho contém de 100 a 300 flores no total. Essa quantidade de flores vai gerar pouco mais de 10 frutos por floração: para cultivos comerciais de plantas silvestres/nativas, essa quantidade de frutos é considerada muito baixa.
A lógica para esse rendimento tão baixo, segundo os pesquisadores, está na pequena quantidade de flores femininas em relação às masculinas de cada florada; assim, para cada flor feminina existem de 13 a 29 flores masculinas.
Esse experimento veio demonstrar que o aumento no número de flores femininas parece fundamental para elevar o rendimento de sementes no cultivo do pinhão manso.
A aplicação de 160 mg de Benziladenina – BA por litro de diluente na floração do pinhão manso provocou a formação de 156 flores femininas, enquanto que numa planta sem esse tratamento, o número é de apenas 15 flores. O rendimento em número de frutos e sementes por cacho foi 4,5 vezes maior, ou seja, cada cacho gerou aproximadamente 45 frutos contra 10 de uma planta não tratada com a BA.
Veja as imagens abaixo.
Floração do pinhão manso
Frutificação do pinhão manso
As imagens do lado esquerdo (a) são de plantas que não foram tratadas com a BA e as do lado direito (b) receberam aplicação de BA.
Foi observado também que o tratamento com a BA aumentou o tamanho e o número de sementes por frutos; de 3 para 4 sementes por fruto.
Veja a imagem abaixo
Quem deseja aprofundar-se no assunto sugerimos consultar o link a seguir: http://www.springerlink.com/content/v5360wx540j671w6/
Atenção: A Empresa Bioauto, Nova Mutum-MT e BIOJAN, Janaúba-MG, já estão testando essa tecnologia no Brasil.
Caros leitores nos post seguintes vamos apresentar outros resultados de pesquisas que devem revolucionar o conhecimento acerca da cultura do pinhão manso.
Aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário